Foto: João Alves (Prefeitura de Santa Maria)
Para prevenir alagamentos em áreas públicas de Santa Maria, a Secretaria de Meio Ambiente e de Infraestrutura e Serviços Públicos realizou, nesta quinta-feira, mutirões de limpeza em dois pontos da cidade. A ideia era desobstruir tubulações e caixas coletoras de água da chuva, na tentativa de minimizar problemas causados em dias chuvosos.
Unidade de saúde de Santa Maria está sem pediatra e restringe atendimentos
Um dos bairros que recebeu os serviços foi o Perpétuo Socorro. Por lá, foram retirados resíduos que haviam sido jogados na rua. Em um trecho da Rua Anselmo Saldanha Zoch, as equipes de limpeza encontraram roupas, restos vegetais, plásticos e outros tipos de resíduos secos que foram retirados. Outro ponto que recebeu os serviços foi a Avenida Liberdade, no Bairro Patronato. No local, foram utilizados jatos de água de alta pressão para desobstruir as caixas coletoras e a rede pluvial. Além do hidrojateamento, os servidores também fizeram a limpeza manual das caixas em toda a extensão da via.
A secretária de Meio Ambiente, Sandra Rebelato, destacou que os pontos de destinação irregular de lixo são frequentes reclamações. Segundo a secretária, com o acúmulo de lixo em dias de chuva mais intensa, os locais acabam transbordando e gerando transtornos à população.
De acordo com o cronograma da pasta, os serviços de limpeza e desobstrução das redes pluviais estão ocorrendo em diferentes bairros e serão executados sistematicamente, de acordo com as condições climáticas.